terça-feira, 30 de junho de 2009

Encontro 10 de junho


No encontro de hoje tivemos a enorme oportunidade de ter como nosso palestrante Hélio Beltrão, fundador do Instituto Ludwig Von Mises Brasil.

O tema da palestra foi "A Crise do Crédito: Suas Origens e Desdobramentos".

Como origens, Hélio nos explicou como a bolha de crédito foi criada a partir da injeção de dinheiro na economia pelo FED, a garantia de salvamento de bancos que quebrassem e a política das government sponsored enterprises Freddie Mac & Fannie Mae, anulando o risco para empréstimos para habitação, entre outros fatores. Isso criou incentivos para que os bancos concedessem empréstimos mais arriscados e criassem pacotes de hipotecas podres que recebiam rating AAA, dado por empresas de rating que também agiam sob estes incentivos desvirtuados.

A então proposta de aumento da regulamentação dos bancos por uma atitude supostamente "irresponsável e gananciosa" é perigosa, pois não leva em consideração o fato de que o próprio banco central americano foi um dos principais responsáveis pela crise.

Alguns dos principais possíveis desdobramentos previstos pelo Hélio estão a perda de crédito dos títulos do tesouro americano, provocado pela inflação destes para cobrir o déficit público. Quanto ao Brasil, seria um bom momento para aproveitar, como não foi tão afetado pela crise quanto à outros países e os juros, apesar de ainda altos, nunca estiveram tão baixos.

O CERC deixa para download a apresentação em powerpoint apresentada junto com a gravação da palestra, para que quem perdeu possa ter acesso à informação.

Nenhum comentário: