sexta-feira, 5 de junho de 2009

Encontro 27 de maio

Presentes: Fábio, Anthony, Rafael, Júlio, Bruno Becker, Luiza, Eduardo Danelon

Em um hiato de seus estudos na Universidade de Georgetown, no Global Competitiveness Leadership Program, Fábio Ostermann nos apresentou hoje o tema "Administração Obama: Fatos e Perspectivas", ressaltando pontos positivos e negativos, em sua opinião, da atuação do atual presidente americano.

São eles:

Pontos Negativos:

- Bailout: pode chegar a U$13 trilhões.
- Intervenção em empresas sem precedentes nos EUA: caso da GM, que já tinha problemas administrativos há muitos anos.
- Plano de obras públicas para sair da crise: medida keynesiana que diminui a eficácia de investimento dos recursos (levando o princípio ao extremo, imagine planejar cavar e tapar buracos para "gerar empregos").
- Ampliação do Welfare State: Programas assistenciais e sistema universal de saúde pública.
- Aumento de impostos e impressão de dinheiro: necessário para sustentar o aumento dos gastos.
- Não-priorização aos Tratados de Livre Comércio: A volta à política do "Buy American" para retomada da economia interna, sendo muito ruim, principalmente, para países latinoamericanos.

Pontos Positivos:
- Relação com Cuba: Direcionamento para fim do embargo e fechamendo da prisão da baía de Guantanamo.
- Drogas: Sendo ele mesmo, abertamente, um ex-usuário de maconha e já tendo experimentado outras drogas consideradas ilícitas, o presidente tende a aumentar a liberdade sobre o uso de drogas, principalmente de forma medicial, e delegar este poder de decisão para os estados.

No fim do evento, o Fábio distribuiu alguns "brindes" que ele juntou durante seu período em Washington. Apesar de partir logo depois, o Fábio volta no fim do semestre a participar regularmente das reuniões do CERC.

Nenhum comentário: